Avaliação Institucional

O Projeto de Avaliação Institucional da Faculdade Decisão, foi elaborado em cumprimento a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e tem como base as disposições contidas na Portaria MEC nº 2.051, de 09 de julho de 2004, as Diretrizes para a Auto-Avaliação das Instituições e as Orientações Gerais para o Roteiro da Autoavaliação, editados pela CONAES.

O SINAES fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais. É integrado por três modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos:

1) Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES), que se desenvolve em duas etapas principais:

Autoavaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);

Avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP;

2) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);

3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

AUTO AVALIAÇÃO

Em atendimento ao disposto no art. 11 da Lei nº 10.861, de 14/04/2004, a Faculdade Decisão, constitui anualmente a Comissão Própria de Avaliação – CPA com as atribuições de condução dos processos de avaliação interna, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

A CPA é, portanto, o órgão responsável pela implantação e desenvolvimento da autoavaliação da Faculdade Decisão.  Possui autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.

Na sua composição, a CPA conta com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente, técnico-administrativo e comunidade externa), estando vedada a existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados.

Para a Faculdade Decisão, a autoavaliação é um importante instrumento de apoio na tomada de decisões dos gestores. Ela proporciona uma autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, uma autoconsciência das qualidades, fragilidades e desafios.

Acompanhe o resultado da CPA  e saiba mais, clique aqui.

AVALIAÇÃO EXTERNA

A avaliação externa acontece por comissão designada pelo MEC/INEP para fins de atos autorizativos da Instituição.

AVALIAÇÃO DS CURSOS DE GRADUAÇÃO – ACG

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo INEP são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.

No âmbito do SINAES e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes tem por objetivo avaliar a qualidade dos cursos nas Instituições de Ensino Superior.

PARTICIPE

Envie e-mail para cpa@decisao.com.br e aponte suas análises, críticas e sugestões.